Horário de Brasília

sexta-feira, junho 30, 2006

CRÔNICA – Pequenas coisas...

por Peu Lucena

Dia desses me peguei num flagrante quase que imperdoável para minha ideologia. Estava eu sentado a mais de duas horas frente a um monitor de plasma, pelo qual escorriam linhas e mais linhas de siglas e nomenclaturas que há um mês atrás seriam totalmente desconexas pra mim. Degustava delicada e carinhosamente a pauta de atividades do Senado Federal. Todos aqueles PLSs, PDSs, PLs, MPs eram incrivelmente familiares e construtivos em minha mente doentia.

E não terminava por aí a minha alucinação conceitual. Preocupava-me ferozmente a internacionalização da Amazônia, me tiravam o sono os comentários futebolísticos do Galvão e as falas geniais dos pastores nas rádios. Frases não ditas, gestos quase feitos, ações não reais, opções não claras. Tudo isso, por incrível que pareça arrancou lágrimas dos meus olhos. E eu pergunto: por que?

Por que somos tão vulneráveis à complexidade da vida? Por que mergulhamos de cabeça nessa festa sem escrúpulos e totalmente surreal nomeada como um palavrão de Sociedade Contemporânea Complexa? Alguém pode me dizer pra que esse COMPLEXA no final?

Fui sugado para uma atmosfera COMPLEXA que me mostrou o quão louca e alucinada está a realidade das coisas. Cheguei a ouvir mais a voz da Heloísa Helena, em seus pronunciamentos do Senado, que a voz da minha mãe. Conheço muito bem toda a vida do Caco Barcelos, mas não faço idéia do nome de meu vizinho. Sou considerado conversador, falador, o despojado, mas ao entrar em um elevador não consigo escapar do bom e velho roteiro: 1- olhar para o chão. 2- olhar para o teto. 3-olhar para o espelho. 4- sair dizendo um frio e seco “brigado”. Sou mais um cabrito nas grandes “baias” de alimentação dos shoppings.

Rendi-me à insanidade COMPLEXA da sociedade! Mas quero refúgio de toda essa loucura que, ao contrário do que eu pense, se concentra mais especificamente entre o meu pescoço e os meus cabelos... Coloco a mochila nas costas e volto para onde tudo começou. Pelo menos ainda olho nos olhos das pessoas... Apesar de tudo!

quinta-feira, junho 29, 2006

ESPECIAL - Parada do orgulho LGBTS de Brasília.

Aconteceu no dia 25 de junho a 9ª do orgulho LGBTS de Brasília que, segundo a PM, contou com a presença de 13 mil pessoas que animaram a Esplanada dos Ministérios.
.
Por Gabriela Rocha com Equipe HB

Em meio a muita animação e música, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, e simpatizantes se reuniram para expor seu orgulho pela opção sexual escolhida e, também, conscientizar a população de que esta escolha não pode ser considerada “errada”, assim diminuindo o preconceito.

A Parada desfilou por toda a Esplanada dos Ministérios, passando pela rodoviária, próximo a pontos tão arraigados da cultura Gay como o CONIC, o que gerou um pouco de trânsito para os veículos que circulavam no eixo central da cidade. O clima era de tranqüilidade, sem ocorrências graves e com muitas crianças que dançavam alegremente em meio à multidão. Casais de todas as formas e, é claro, muitos na ferveção!

Fábio, cabeleireiro, contou que todos os anos vai a parada fantasiado, desta vez estava de Mulher Gato, falou também que tanto ele, quanto o namorado acham maravilhosa a iniciativa e consideram um grande passo a possibilidade da expressão deste orgulho. Fábio disse a equipe do HB uma das frases mais bonitas da noite, enquanto falava sobre o relacionamento gay “É sempre relacionamento, não importa qual seja. É sempre amor”. Outro depoimento surpreendente foi o do Adido Militar da Coréia em Brasília, Cel. Parker, que comentou que em seu país um evento como esse não poderia acontecer, o povo não admitiria, e que isso exemplifica o poder de absorver a diferença que o brasileiro carrega consigo.

Outro ponto muito enfocado no movimento foi a responsabilidade no voto, já que as eleições de aproximam, cujo o lema foi “Vote consciente, vote arco-íris”, em referência a uma campanha para que os homossexuais dêem preferência a candidatos que se comprometam com os interesses da comunidade, entre eles a união civil de pessoas do mesmo sexo.

Enfim, a Parada foi um sucesso transparecendo alegria com muita responsabilidade e consciência de seu papel na sociedade.
.
.
.
A Equipe HB colaborou para a realização de um pequeno documentário produzido pela ESTÚDIO CAPITAL sobre a parada. Confira no link: http://www.youtube.com/watch?v=vEEUajMFHHA&search=simpatize

terça-feira, junho 27, 2006

CIDADE - Que Viagem!

Saiba o que muda no Aeroporto Internacional de Brasília com passagens a R$25,00.
Por Dannyele Bernardes e Peu Lucena
O Aeroporto internacional de Brasília é o terceiro em movimentação de passageiros e aeronaves no Brasil. De acordos com dados da INFRAERO cerca de 14.735.862 passageiros circularam no local entre Janeiro e Abril deste ano.

Porém, há indícios que estes números possam aumentar consideravelmente, em decorrência de uma promoção bastante atrativa, que a companhia aérea GOL lançou do período de 25 de maio, e se estendeu até 5 de junho, e consiste na tarifa (passagem) de RS 25,00, para vários destinos nacionais.

Essa promoção reforça ainda mais o compromisso da GOL de popularizar o transporte aéreo no Brasil, estimulando o mercado comercial”, afirma o vice-presidente de marketing, Tarcísio Gargioni.

Esse “rebuliço” no aeroporto pode continuar até dia 30 de junho (data que expira a realização de viagens da promoção); e a Equipe HB foi conferir isso de perto.

Perguntamos a funcionária da GOL, Hana, sobre a movimentação atual no aeroporto, devido a promoção. Ela respondeu, que já a algum tempo, independente das promoções, que a movimentação tem crescido. Com a promoção, o movimento praticamente triplicou, os ‘check-in’ estão ficando lotados, a escala de folgas entre os funcionários sempre tendo que ser revista em função dessa demanda, independente do dia da semana.

São todas as classes sociais agora, principalmente as classes mais baixas, e esse preço possibilita viagens para tais classes”, disse Andréia, que trabalha em frente ao guichê da GOL.

Quanto a isso ser um fator motivador, para que outras companhias também aderissem a tais promoções, ela responde: “sempre vai ter essa diferença (entre empresas mais elitistas e as populares), fato que infelizmente acontece. Mas todas deveriam fazer para dar oportunidade às pessoas que não poderiam viajar com a passagem a preço normal. A gente observa que a VARIG, que é uma companhia elitista, agora sofre uma crise. As outras companhias deveriam rever seus conceitos, não discriminando os ‘tipos’ de passageiros, porque é importante manter os vôos lotados, e com qualidade obviamente. Pra companhia se manter, não pode separar o mercado.”. Reafirma Andréia.

Há pessoas que estão viajando pela primeira vez, porém não se sabe quando outras promoções irão aparecer. O fato é que estamos diante de um fenômeno sem precedentes. Empresas tradicionais em processo de falência, novas empresas em crescimento vertiginoso, passagens aéreas inacreditavelmente baratas, classes A, B e C viajando pelo Brasil. Em um período de 6 anos o quadro de vôos das companhias brasileiras sofreu um verdadeiro “boom”, mudando todo o antigo estereotipo elitistas que existia quando o assunto era viajar de avião.

segunda-feira, junho 26, 2006

COPA DO MUNDO - Chegou a hora do mata - mata!

Perdeu volta pra casa, essa é a situação atual da Copa do Mundo. As oitavas de final já começaram e as favoritas ao título ainda não decepcionaram.

Por Bernardo Borsato

A Alemanha não precisou de muito tempo para liquidar a Suécia. O primeiro jogo das oitavas foi marcado por uma linda festa da torcida alemã, a única pessoa que não parecia muito contente era Oliver Kahn, o goleiro considerado o melhor jogador da copa de 2002, não aceita ficar no banco de reservas. A Suécia demorou a acordar em campo, o time parecia está nervoso, cometeu faltas grosseiras e era raro um bom ataque. As principais estrelas suecas foram as grandes vilãs. Larsson perdeu um pênalti, isolou a bola. Ibrahimovic quase não apareceu no jogo. Podolski o jovem atacante alemão marcou os dois gols da partida.

Emocionante foi o jogo dos hermanos, um jogo extremamente tático, veloz e pegado. As duas equipes mostraram grande poder de marcação. O México marcou o primeiro gol da partida logo no início, Rafa Márquez após cruzamento na área. O México mal pode comemorar, Crespo com a ajuda de Boghetti empatou a partida. O jogo continuou movimentado, a Argentina mostrava-se superior. Aos 44 minutos do segundo tempo o árbitro anulou um gol legal da Argentina. O jogo foi para a prorrogação, Maxi Rodríguez marcou um lindíssimo gol e a Argentina passou as quartas de finais. A Argentina enfrentará a Alemanha, um dos jogos mais esperados da copa.

A Inglaterra, seleção considerada como grande favorita ao título, ganhou de um a zero do Equador. O melhor meio de campo da copa, nem um pouco criativo se salvou graças a David Bekham, o queridinho marcou de falta. O Equador fez uma excelente competição, time aguerrido e lutador. Um jogo fraco com muitos chutões e carrinhos.

Portugal e Holanda mais parecia um campo de batalha. Foram muitas faltas violentas, quatro expulsões e muito tumulto. A seleção de Portugal mostrava mais técnica e melhor preparada para passar a fase seguinte. Poucos foram os lances de perigo da Holanda. Portugal mereceu vencer a partida. Os portugueses enfrentarão o time da rainha. Festa para Felipão e parabéns a equipe portuguesa.

A Itália pega a Austrália, A Suíça enfrentará a Ucrânia, Espanha e França duelarão em busca de uma vaga, e finalmente a seleção brasileira jogará contra a surpreendente Gana. Robinho, destaque dos últimos jogos e que tudo indicava que começaria como titular sofreu uma lesão na coxa, e pode desfalcar o Brasil. Para o Brasil só a vitória interessa, é matar ou morrer. Caso o Brasil passe das oitavas enfrentará Espanha ou França, duas pedreiras, a Copa do Mundo começou para nós.

sexta-feira, junho 23, 2006

FIM-DE-SEMANA – Teatro para todos os gostos.

Depois de um jogo no qual finalmente vimos o Brasil fazendo alguma coisa, podemos comemorar com mais vontade a vitória. Confira as dicas do HB para o final de semana.
por Gabriela Rocha

Este final de semana a Capital respira teatro. Brasília recebe mais uma edição do MIT Mostra Internacional de Teatro 2006, no Teatro do CCBB, alguns dos melhores grupos da Europa e da América - Latina, para apresentação de espetáculos de mímica, mágica, teatro de bonecos, teatro de sombras, teatro-dança. Chance de ver a peça Una Madre Coraje e sus hijos en el purgatório, com as companhias Teatro del Silencio e Karlik Danza (Chile/Espanha). E, também em cartaz, os agora nacionalmente conhecidos Melhores do Mundo reapresentam o espetáculo Melhores do Mundo Futebol Clube, no Teatro dos Bancários, sábados, as 20 e 22h e domingos, às 20h.
-
Três das melhores festas da cena cultural brasiliense unem–se mais uma vez para chamar a atenção do público, o pessoal das festas Move, Criolina e Frenética estarão na festa Bnegão e os Seletores de Freqüência - Aperte o Play. Além da presença do rapper carioca Bnegão (ex-Planet Hemp) acompanhado pela banda Seletores de Freqüência a festa terá, entre outras atrações, um mini hamp de Skate. Sábado, às 22 h, no Arena Futebol Society.
-
E a Dica do HB é o restaurante BAA Sushi Sound. Que além da ótima comida japonesa, uma das melhores da cidade, conta com três ambientes diferenciados, sendo um com mesinhas baixas, no estilo tatame, ótimos para quem quer realmente entrar no espírito oriental da coisa. A Dica é ficar de olho na programação musical, já que como o próprio nome diz, como diferencial sempre abre seu espaço para música eletrônica de qualidade em uma pequena boate que fica no subsolo do restaurante. O BAA Sushi Sound fica na 307 sul.
-
Aproveitem o inverno, que começou oficialmente na quinta, e curtam o final de semana!
(Foto: internet)

quarta-feira, junho 21, 2006

COMPORTAMENTO - Quem são os bichos?

Estima-se que os brasileiros gastam R$ 5 bilhões anualmente com seus bichos de estimação, e sabemos que alguns vivem em melhores condições que muitas crianças no nosso país. Como discrepâncias como estas podem acontecer? O senso de humanismo realmente desapareceu?
Por Gabriela Rocha
Passando pelo sinal, se fecham as janelas dos carros importados e ignora-se a criança que está do lado de fora implorando por ajuda. A velha desculpa que o papel de cuidar deste problema cabe ao governo é usada para não ficar com a consciência pesada. Ao chegar em casa o pequeno cachorrinho, com pedigree, que custou quase dois mil reais, brinca alegremente nós pés do dono usando sua nova roupinha combinando com sapatinhos e lacinhos novos recém colocados no último banho no Pet Shop. Esta é uma situação que acontece mais comumente do que possamos imaginar, quantos de nós não conhecemos pessoas que parecem tratar seus animais de estimação como se fossem pessoas.

É mais um dos bizarros fenômenos da sociedade moderna, o número de Pet Shops e afins nunca foi tão grande, aqui na cidade, por exemplo, todas as quadras acabam tendo uma padaria, uma papelaria e é claro uma loja para cuidar exclusivamente dos animais de estimação.
Produtos que vão de brinquedos a refrigerantes, direcionados ao mundo canino. Como exemplos deste mercado temos Cd´s com músicas que acalmam seu cachorro, Remédios Florais de Bach para Animais todos disponíveis em lojas (inclusive on-lines) especializadas no ramo, e todas é claro por uma pequena fortuna. E também todos os serviços de beleza como pinturas de pêlo, unhas, tosas performáticas, spas, aulas de ginástica e até motéis para os bichinhos passarem momentos mais românticos.

O caso mais famosos é o da socialite Vera Loyola que em uma entrevista afirma; “Pepezinha (sua cadelinha) faz suas necessidades em um tapete persa, um dos pedacinhos que minha mãe cortou. Também dou comida na boca e vou a todos os lugares com ela, como cabeleireiro, desfiles...” ainda afirma que no “time” que cuida de sua “filha” fazem parte um clínico geral, uma dermatologista e um acumpunturista, que faz sessões semanais de agulhadas na cliente (no caso, o cachorro).

Não é que devamos começar a fazer uma campanha “Não compre um cachorro, adote uma criança”, mas este tipo de exagero não deveria existir, que falta de consciência, ou pior, humanidade é essa que se trata bichos como se fosse gente e gente como se fosse bicho.

domingo, junho 18, 2006

ESPORTE- Está passando da hora do Quarteto Mágico funcionar...

A seleção brasileira venceu, mas ainda não convenceu.


O Brasil não jogou bem, venceu por dois a zero e está garantido na próxima fase da Copa do Mundo. A seleção brasileira voltou a apresentar um futebol lento e sem criatividade.
.
O primeiro tempo foi fraco, veio aquele sono; a defesa canarinho estava confusa, o meio-campo sumido, e o ataque sem objetividade. O Brasil não encontrava espaços, os jogadores se escondiam atrás da marcação adversária. As melhores oportunidades de gols para o Brasil saíram dos pés de Ronaldo. A Austrália assustava com chutes de fora da área, mas Dida estava bem posicionado. No início da segunda etapa o Brasil abriu o placar. O Imperador recebeu um bom passe de Ronaldo, tirou do marcador e com categoria escolheu um canto, balançou a rede australiana.
.
O Brasil se expôs muito ao ataque, e os cangurus chegavam com muito perigo, principalmente nas bolas alçadas na área. Emerson, o puma, foi substituído por Gilberto Silva, pois já tinha um cartão amarelo e corria risco de não jogar o último jogo da fase classificatória.
.
Robinho entrou no lugar de Ronaldo e deu mais velocidade ao ataque brasileiro, e criou boas jogadas. Fred entrou aos 40 minutos do segundo tempo, o artilheiro mineiro iluminado como sempre, deixou a sua marca. A festa estava formada, Parreira sorria e flertava com o Gaúcho. Zagallo era só emoção. Adriano prometeu e cumpriu, fez um belo gol e pode homenagear Didi Júnior. Fred não sabia pra onde corria, era visível sua felicidade, estreou com o pé esquerdo. O Gordo, pode até está gordinho, porém demonstrou mais motivação, mais mobilidade, e é o melhor atacante do mundo! Sinto falta das genialidades do Gaúcho, força Ronaldinho, precisamos de você! Kaká demonstrou seu potencial, uniu inteligência com força física. O destaque da partida foi Zé Roberto, excelente na recuperação das jogadas e muito importante nas saídas rápidas para os contra ataques.
.
O Brasil está na próxima fase, as oitavas de final podem ser os jogos mais complicados no caminho rumo ao hexa, é necessário mudar a postura do time e começar a jogar bola.

Notas:

Dida: 7,0 - Seguro. Falhou numa bola aérea.
Lúcio: 6,5 -Estabanado, porém demonstrou muita garra. Lúcio você é zagueiro!
Juan: 7,0 - Joga simples, foi muito bem nas roubadas de bola.
Roberto Carlos: 6,0 - Muito nervoso no começo do jogo. Foi bem nos desarmes e marcação
Cafu: 6,5 - Pouco apareceu no jogo.
Emerson:6,5 - Não cansa de marcar, errou passes.
Zé Roberto: 8,0 - Força de marcação, protegeu e cobriu bem a zaga.
Kaká: 7,5 - Técnico, veloz e do quarteto mágico é o que vem aparecendo mais.
Ronaldinho: 6,5 - Sumiu. No final começou a virar umas bolas, mas não está acertando.
Adriano: 7,0 - Autor de um belo gol. Mas pode aparecer muito mais.
Ronaldo: 7,0 - Disposição e superação. Falta confiança, e trancar a geladeira.
Gilberto Silva: 6,0 - Entrou perdido e errou passes.
Robinho: 7,5 - Entrou bem e perturbou a zaga adversária.
Fred: 7,5 - Contou com a sorte de artilheiro. Mostrou q pode ser utilizado.

sexta-feira, junho 16, 2006

FIM-DE-SEMANA: Nossa, já é fim-de-semana?

Depois de uma semana atípica que contou com jogo do Brasil na terça-feira, que praticamente parou o país, e um feriado na quinta, esse fim-de-semana chegou mais rápido do que poderíamos imaginar. Então, nada melhor do que começar logo a programar os agitos de hoje e sábado já que domingo é dia de verde e amarelo novamente.
Por Gabriela Rocha

Sim, estamos em junho e não existe como ignorar as festas juninas! Mas, para variar um pouquinho tem o 50 CENTS - São João Roots (na orla da churrascaria do lago). Que apresentará bandas alternativas da cidade, que vêm se destacado no cenário nacional, no reagge Jah Live e Jahcareggae, ainda terá forró pé de serra da banda Pé de cerrado. Para os mais tradicionais, Arraial Show com Emmerson Nogueira no Iate Clube (ambos no sábado à noite).

Para assistir ao jogo, no domingo, de uma forma diferente, juntando o futebol e o “carnaval” no camping após o jogo – Brasil x Austrália – Timbalada e Mc Marcinho dividem o palco e embalam a festa, animando ainda mais ou consolando a torcida. (Área VIP open bar R$ 30 – masculino/ R$ 25 – feminino/ Pista R$ 15)

E ainda, nos cinemas, estréia Vem Dançar estrelado por Antonio Banderas um drama inspirado na história real de Pierre Dulaine, um professor e competidor que ensina dança de salão como voluntário a um grupo de alunos de uma área carente do centro de Nova York, mantidos de castigo. Na verdade, não se deve esperar um drama daqueles bem chorosos, mas o filme vale a pena, principalmente, pela trilha sonora e danças que misturam clássicos da dança de salão e o hip hop dos guetos americanos.

Finalmente, a Dica do HB, é o Bistrô Rayuela que mistura livraria, loja de cd´s e um barzinho, tudo de uma forma muito charmosa. Para quem está afim de um clima mais calmo e aconchegante o HB recomenda a reserva de uma das duas mesas, localizadas no segundo andar, que funcionam como uma espécie de sofá deixando todos os ocupantes da mesa muito à vontade. Vale a pena conferir, também, os livros e CD´s com ares de independentes que estão a venda por lá. O Rayuela fica na 412 sul aberto sempre de terça a domingo, mais informações 3245-4335.

Bom fim-de-semana, juízo e que esse jogo da seleção seja melhor que o último!

quarta-feira, junho 14, 2006

CARREIRA - O que você está fazendo?

Todos sonham com o sucesso profissional, uma carreira bem realizada, de preferência como um alto executivo de uma multinacional. Mas, o que você está fazendo para isso chegar?
Por Gabriela Rocha
Muitos jovens, principalmente os universitários, enxergam essa realidade muito distante do momento atual de suas vidas. Já que tudo só pode ser feito “depois da faculdade”. Mas, vendo exemplos na prática, sabemos que não é assim que ocorre, os maiores empreendedores do mundo começaram muitos novos, em suas garagens, com pequenos projetos, com o Bill Gates foi assim. A Microsoft, uma das maiores empresas do mundo, começou no segundo ano de graduação de Gates e que o tornou um dos homens mais poderosos que conhecemos, dono de uma marca que provavelmente nesse segundo você faça uso dela.

E é com esse espírito de se agarrar a ideais e fazer acontecer que sobrevivem organizações que, na mentalidade brasileira ainda não são tão conhecidas, mas, em países de primeiro mundo são a principal porta para o mercado de trabalho, as empresas Juniores .

Estas são pequenas empresas, geralmente com apoio de uma faculdade, onde estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos do curso e, principalmente, têm a possibilidade de liderar projetos, ocupando um cargo de gerência e entrando em contato com estes novos meios.

Um exemplo de organizações completamente geridas por jovens é a AIESEC, que em sua missão declara: a maior organização de estudantes do mundo, é a plataforma internacional para jovens descobrirem e desenvolverem seu potencial para agir positivamente na sociedade. Em Brasília, umas das cidades que a AIESEC está presente, projetos tão modernos como os de Responsabilidade Social Empresarial,que fazem parte do dia-a-dia destes jovens, e através destas iniciativas tentam trazer para o setor empresarial da cidade esta conscientização sobre a importância destas práticas em suas empresas.

Quer saber mais como se tornar um jovem empreendedor e dar este passo à frente em busca de conhecimento para prepará-lo melhor para o futuro?

AIESEC em Brasília
http://www.aiesec.org/brazil/brasilia/

CDT (Centro de apoio ao desenvolvimento tecnológico)
Órgão da UnB que apóia as empresas juniores
http://www.cdt.unb.br/

terça-feira, junho 13, 2006

POLÍTICA – CPI dos Bingos.

A comissão entrega o relatório final. E você, o que sabe sobre ela?

Por Peu Lucena

O espetáculo começou quando se decidiu investigar uma situação decorrente já a algum tempo, mas que nunca foi questionado. Resumindo, sempre esteve claro que jogos de azar e máquinas caça níqueis eram proibidos no Brasil, porém, em qualquer birosca de esquina desse país encontramos as tais máquinas e seus derivados. Praticar essa jogatina nunca se tornou, efetivamente, uma atividade ilegal.

Pois bem. Se for proibida a prática de tais jogos, porém os mesmos continuam com livre acesso aos botecos e bingos clandestinos, das duas uma: ou a lei não está sendo cumprida, ou tem alguém utilizando esse esquema em benefício próprio. E foi nessa segunda hipótese que foram focadas as investigações da Comissão, a chamada CPI dos Bingos. E foram dessas investigações que surgiu o primeiro personagem dessa história: Waldomiro Diniz.

Foram investigadas atividades suspeitas de Waldomiro quando presidente da Loterj no Rio e quando assessor da Casa Civil em Brasília. No primeiro caso, envolvendo denúncias de existência de um esquema de corrupção entre agentes públicos e empresários de jogos de azar e de financiamento de campanhas eleitorais como dinheiro proveniente desse mercado de jogos, e, no segundo caso, envolvendo denúncias de corrupção no processo de renovação de contrato milionário entre a empresa multinacional de processamento de loterias Gtech Corporation, concessionária de serviço público, e a Caixa Econômica Federal.

No decorrer dos seguidos espetáculos teatrais de cinismo novos fatos foram sendo incorporados às investigações, como a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel. O assassinato foi abordado pela comissão pelo fato de terem sido descobertos esquemas de propina relacionados aos jogos de azar praticados na região, não só em Santo André mas em várias outras prefeituras assumidas pelo PT.

Surgiram como coadjuvantes nomes como: Toninho do PT (acusado de encabeçar o esquema de propina nas prefeituras paulistas), o Comendador (chefe do crime organizado em Mato Grosso, explorava máquinas caça-níqueis e manteria ligações com empresários do jogo do bicho no Distrito Federal, em Minas Gerais e na Paraíba.), e muitos outros nomes que foram surgindo no decorrer das investigações, como o do ex-ministro Palocci.

Algumas ações foram instantaneamente inevitáveis, como a queda do chamado homem forte da economia nacional, Palocci. Outras foram explicitadas na leitura do relatório final, como o indiciamento, pelos mais diversos crimes, de 48 dos 79 nomes citados na CPI. O relatório final deve ser votado no próximo dia 20.

domingo, junho 11, 2006

ESPORTE - Tubarões do Cerrado: Garra, determinação e treinamento!

Futebol Americano. O esporte que todo mundo já ouviu falar, mas ninguém conhece direito, começa a ganhar espaço na capital.

Dia 15 de junho os Tubarões do Cerrado viajam para Cuiabá, onde acontecerá um amistoso contra a equipe local no dia 16. O evento contará com workshops, palestra na universidade federal sobre o futebol americano.

As posições
ATAQUE: A primeira linha de ataque é composta pelos maiores jogadores do time sendo, que a sua função é bloquear a defesa adversária. Um center, dois guards, dois offensive tackles e um tight end alinham-se, na linha de scrimmage e procuram dar o máximo de tempo para que seus companheiros de ataque realizem a jogada. Usando todo o seu tamanho e força eles tentam bloquear a defesa adversária deixando um caminho aberto para as corridas do running back ou do fullback. O tempo também é necessário para que o quarterback (cérebro da equipe) possa visualizar os wide receivers e fazer o lançamento quando for esta a opção do ataque.


sexta-feira, junho 09, 2006

FIM-DE-SEMANA - O frio começa e a noite esquenta!

E já é sexta-feira. O fim de semana começou! Para esquentar as noites frias de inverno o HB recomenda os melhores programas da cidade.

por Gabriela Rocha

Depois de uma semana gelada em Brasília, nada melhor que curtir uma boa festa junina (que segundo a previsão do tempo será tão fria quanto). De sexta a terça, na Paróquia Santo Antônio da 912 sul, acontece uma das mais tradicionais festas da cidade, além das quadrilhas e comidas a diferença está na noite do dia 12 que geralmente é o dia de maior agito, cheio de casais aproveitando o Dia dos Namorados. Vale a pena também reparar no Professor Franço (Profº de Ed. Física do Santo Antônio) que todo ano inventa uma fantasia hilária para acompanhar seus alunos nas danças.

Para uma balada mais agitada, a Landsacape (Lago Norte) realiza a festa de inauguração do site INDIECENTMUSIC.COM com a discotecagem de Lúcio Ribeiro, DJ e colunista da Folha de São Paulo. E também o show da Banda Los Hermanos,no clube AABB, que volta a cidade para tocar seus maiores sucessos.

Nos cinemas estréia a comédia romântica Sorte no amor, com Linsday Lohan, que para os apreciadores deste gênero vale a diversão de um filme leve e sem muita preocupação. Outra dica é que o CCBB oferece aos estudantes durante os meses de junho e julho todas as sessões das 17h das mostras de cinema que estiverem acontecendo, quem apresentar a carteira de estudante terá entrada franca. (Mais informações 3310. 70877)

E hoje iniciaremos um novo quadro dentro desta coluna, no qual, toda semana iremos recomendar um lugar diferente que freqüentamos e gostamos.
A primeira Dica do HB é o Dulcina, localizado no Subsolo do Teatro Dulcina no Conic, que mais parece um labirinto com três pequenas pistas de dança e música de muita qualidade. Não é necessário se assustar com a localização, que por incrível que pareça, é uma das noites mais tranqüilas da cidade. Esse fim-de-semana com festa Bleep Party é uma ótima oportunidade para conhecer um lugar, como já disse, com música de qualidade e as pessoas mais estilosas da cena underground de Brasília.

O HB esteve lá, se acabou de dançar e recomenda muito!!

quinta-feira, junho 08, 2006

BRASIL - Invasão MLST: Zorra e prejuízo.

Salão verde transformado em campo de guerra, vandalismo por várias partes, e um prejuízo estimado em R$102,6 mil.

Por Dannyele Bernardes

“Contra a corrupção, mensalão, sanguessuga e pelo fim da medida provisória que impede a desapropriação de terras invadidas”.

Foi com essa frase que Jean Gomes, uns dos coordenadores do movimento, afirma o motivo da balburdia causada na terça-feira, 06/06. O grupo faz parte do Movimento pela Libertação dos Sem Terra, que surgiu há menos de dez anos e diz que coordena 80 mil famílias em nove estados.

Entretanto, não é motivo suficiente para este atentado contra a democracia e desrespeito com o parlamento. E nenhuma punição atenuará tal fato.

Tudo bem que sabemos que não é o primeiro, nem será o último ato de vandalismo, mas com certeza, foi o mais aterrorizador. Foi também uma perfeita cena das “autoridades”, em ocasião em que pudessem mostrar seu poder. Sr. Aldo Rebelo, Presidente da Câmara, “decretou” prisão a todos, quando soube da notícia, enquanto recebia um visitante estrangeiro em sua residência (curioso, não?). Já no plenário resistiram as pressões, tanto do PSOL quanto da bancada ruralista, esta última que pressionava para que fosse chamado o Exército. A Polícia Legislativa em parceria com a Civil se encarregaram da identificação daqueles que atentaram contra pessoas e o patrimônio público.

Maranhão, um dos principais nomes do MLST e secretário nacional de Movimentos populares do PT, foi informado que pode ser expulso. Assim como os militantes, que podem ser indiciados por vários crimes. “Nós viemos aqui fazer uma manifestação pacífica, com uma carta para o presidente pedindo um espaço para ter um diálogo com os nossos companheiros, e simplesmente, na hora da entrada, o pau comeu”, afirma Maranhão em defesa perante as acusações. Tarefa árdua, diante da fita que mostra que o movimento teria já intenções de invasão da Câmara.

A primeira estimativa, divulgada terça-feira, pela Diretoria-Geral da Câmara aponta que o danos materiais provocados pela invasão do Movimento de Libertação dos Sem Terra somaram R$ 102,6 mil. Dentre os danos estão terminais de auto-atendimento, microcomputadores, e as portas de blindex que foram quebradas.

Resta saber como irão arcar com tais prejuízos. A causa era pra ser nobre, mas a conduta foi simplesmente deplorável.

quarta-feira, junho 07, 2006

COMPORTAMENTO - E quem não tem namorado?

Dia dos namorados chegando, mas namorado que é bom, nem sinal! O que fazer para que o dia 12 não seja um desastre?!
por Gabriela Rocha

Segundo definição, namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal moderna, que tem como função a experimentação sentimental/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. Alem disso, mais poeticamente, segundo Artur Távola, necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia.

E é para comemorar todos estes sentimentos que se instituiu no Brasil o dia 12 de junho como Dia dos Namorados, inspirado no americano Valentine’s Day (só que lá comemorado em 14 de fevereiro) é um dia para troca de carinhos e presente entre os casais.

A data que foi instituída comercialmente tornou-se um dos maiores faturamentos do comércio (atrás apenas do Natal e Dia das Mães) por isso, nestes últimos dias vitrines ganharam os mais que clichês corações, cupidos e todos os tipos de promoções temáticas. E é claro, como todas estas datas que pressupõem comportamentos pré-definidos geram milhões de crises.

Existem aqueles que estão desesperados atrás de presentes para os respectivos pares, afinal não se pode desapontar o (a) querido (a) (coisa mais brega!) com alguma coisa arrumada de última hora. Também aqueles que enfrentam a dúvida: estamos ou não juntos? Dou ou não dou presente? Correndo o risco de oficializar de vez a relação ou tomar um belo pé na bunda por ter sido apressadinho e o pior, por ter comprado um presente e não ter recebido um de volta. E a mais infantil crise, aqueles que ficam deprimidos por estarem “sozinhos” nesta data.
Para estes do último tipo eu tenho algumas dicas:

- Mantenha-se longe de imagens de Santo Antônio e similares;
- Nada de filmes açucarados;
- E principalmente nada, mais nada mesmo, de planos de urgência para arranjar um par para o dia 12!!!


Brincadeiras a parte, a todos que tiverem namorados aproveitem a data para reafirmar o amor por aquela pessoa que te atura todo santo dia, sendo uma data especial ou não. E para quem não têm aproveite também! Afinal, será mais uma segunda-feira só que com uma vibraçãozinha diferente no ar.

terça-feira, junho 06, 2006

TELEVISÃO – Enquanto bola rola, a vida pára.

Pelo amor de Deus! Dá pra mudar de assunto?!
Por Peu Lucena

O Brasil ainda não se acostumou a ver a copa de quatro em quatro anos. Não foi atingido ainda aquele grau racional de se gostar das coisas. Porque uma coisa é você querer muito algo, realmente lutar e torcer para conseguir o que quer. Outra, completamente diferente, é essa insanidade patética na qual mergulham 180 milhões de pessoas durante cerca de um mês.

Não importa se um grande advogado ou um nobre faxineiro, todos são resumidos ao título de poodles, isso mesmo, todos agem como aqueles cachorrinhos frenéticos que já viram a bolinha colorida, mas enquanto a madame não joga-la, ficarão ali, babando, lacrimejando, mal respirando, com aquele olhar de expectativa, como se o mundo estivesse parado e tudo girasse em torno daquela bolinha... (sentiu a semelhança?!)

Tudo bem, aceitemos aquela máxima infame que diz: “em um país tão sofrido, é o futebol que nos alegra!”. Ok, que seja a feita a vossa vontade, mas até quando é saudável ficarmos babando por uma bola com o mundo se acabando nas nossas costas? O que fica magicamente no ar é que o mensalão nunca existiu, que a pizza nunca assou, que a Suzane nunca matou seus pais, que o Bush nunca invadiu o Iraque.

E choca ainda mais o que a mídia faz com os poucos neurônios deixados por ela em nossas cabeças. Doze marmanjos em campo valem muito, mas muito mais do que seis mil mortos na Indonésia. Do programa de culinária ao telejornal mais visto, não há, não deve e nem se pode reportar outra coisa. Não há como, é matematicamente impossível que a ilustríssima Globo cubra qualquer outro caso ou evento mediante o fato de que, tirando nosso robótico Bonner, todo o quadro de focas da casa está na Alemanha. A demanda lá chega a ser de 5 ou 6 repórteres para cada jogador. Fantástico!

Estamos entrando em um túnel verde e amarelo, mas que não passa de um buraco negro, um local onde ficaremos por um mês, onde não haverá outra conversa, outro pensamento, outra ideologia, outra pátria que não seja aquela que fale ao futebol. De quatro em quatro anos um certo juiz, chamado copa, passa por aqui para que seja assinado um belo Atestado de Alienação, que garante o patriotismo aflorado só em casos de brincadeirinhas futebolísticas, e que daqui a quatro anos o tal juiz vai voltar, com outro Atestado na mão, e uma placa enorme escrito: PÁRE!

E até esse blog, que sempre se comprometeu a tratar de assuntos sérios, hoje parou. Só pra falar de copa!

segunda-feira, junho 05, 2006

ESPORTES – Copa do Mundo: As possíveis surpresas do Mundial

Por Bernardo Borsato
Quatro dias para o maior evento do futebol mundial. Está chegando a Copa do Mundo! A seleção brasileira é a grande favorita, mas...
Estão passando despercebidas algumas equipes que também são fortes candidatas, como a Inglaterra, Argentina, Alemanha, França e Itália. São seleções que sempre aparecem como possíveis campeãs do torneio. Essa copa será muito disputada, as seleções contam com atletas de altíssimo nível. Espanha, Portugal, Holanda são seleções com vários jogadores que são destaques em seus clubes, nomes como Raúl, Reyes, Figo, Cristiano Ronaldo, Robben, Van Nistelrooij, são conhecidos mundialmente.

Correm por fora países com pouca tradição, mas como no futebol tudo pode acontecer, hão de ser respeitadas. Em muitas copas seleções consideradas fracas chegaram longe, como a Croácia em 98, e em 2002 Turquia e Coréia do Sul. Não se pode deixar de lado seleções como Ucrânia e Suécia! São seleções fortes com bons jogadores. A Ucrânia tem Andriy Shevchenko, um dos melhores atacantes do mundo, a Suécia mescla a força da juventude com a técnica dos experientes, Zlatan Ibrahimovic e Henrik Larsson são os responsáveis pelos gols.

Uma boa surpresa seria um país africano entre os melhores do mundo e a Costa do Marfim está jogando um lindo futebol, unido e alegre. Toure e Eboue são os guerreiros da defesa, Didier Drogba é o líder e o craque da equipe.

A República Tcheca vem mais experiente nessa Copa do Mundo após ter chegado às semifinais da Euro 2004. Um time com um excelente meio de campo, com jogadores técnicos e rápidos como Pavel Nedved e Tomas Rosicky e um bom ataque, com o gigante Koller e o veloz Milan Baros.

A Sérvia e Montenegro chega quieta, mas o time não é bobo. Vários de seus jogadores atuam em grandes clubes da Europa. Stankovic é um jogador inteligente e chuta muito bem, Kezman é um goleador e quando joga gera transtornos à zaga adversária.

O Japão une a velocidade com a qualidade técnica de seus jogadores. Treinados por um dos maiores jogadores de futebol do mundo, o brasileiro Zico, formam uma equipe equilibrada e capaz de jogar de igual pra igual com qualquer seleção do mundo.

Os mexicanos começaram a preparação para a Copa do Mundo um mês antes das demais equipes, o que se espera é entrosamento e um bom preparo físico. Rafa Márquez é um dos destaques da seleção, Jared Borgetti é um centroavante matador e adora fazer gols contra o Brasil.

Essas são possíveis surpresas para essa copa, mas que, cá entre nós, torcemos (ou esperamos) pra que não compliquem para o Brasil. Só mais quatro dias. O Brasil é o grande favorito, que a seleção não entre com sapato alto, nem com corpo mole, pois com o talento e a torcida brasileira nossos craques conquistarão a sexta estrela!


Resultados do Campeonato Brasileiro
Décima Rodada

04/06/2006

Goiás 1 x 2 Paraná
Juventude 1 x 1 São Paulo
Santos 0 x 0 Botafogo
Atlético-PR 2 x 0 Palmeiras
Vasco 2 x 1 Santa Cruz
Corinthians 0 x 2 Flamengo
Ponte Preta 3 x 0 Figueirense

03/06/2006

Grêmio 1 x 1 São Caetano
Fluminense 2 x 3 Internacional
Fortaleza 0 x 2 Cruzeiro

sexta-feira, junho 02, 2006

FIM-DE-SEMANA - Um pouquinho de tudo

por Gabriela Rocha

Brasília mostra sua diversidade e tem um fim-de-semana diversificado que vai da festa junina ao pop rock.

Para os que sempre dizem que na Capital não tem nada pra fazer, esse fim-de-semana não poderão reclamar de falta de opções. A cidade fervilha de eventos culturais para todos os gostos.

Junho está só no começo e o circuito de festas Juninas já está a toda, o Iate Club inicia o mês com o ARRAIAL DO HEXA. No sábado, contará com a participação da Banda Magníficos e com a animação do Dj Joãozinho Chapéu de Couro.
Preço: Nos dias 01 e 03 de junho: R$ 15,00 (quinze reais). No dia 02 de junho, R$ 25,00 (vinte e cinco reais), show da BANDA MAGNÍFICOS. Crianças até 5 (cinco) anos não pagam.

Para os roqueiros duas são as opções. Alem, do tradicional evento “Porão do Rock” que terá apresentação de bandas como Titãs, Detonautas, Skank e o maravilhoso Cordel de Fogo Encantado (mais informações http://www.poraodorock.com.br/). A novidade está na inauguração da nova casa de shows Music Station com espaço para 450 pessoas no Píer 21, iniciando a programação, que promete ser qualidade, a banda paranaense Big Time Orchestra tocará clássicos do rock, soul e blues (as apresentação acontecerão de quinta a domingo sempre às 21 horas).

Para quem estiver afim de um programa mais leve, continua o Festival de Cinema Europeu, no Cine Brasília, com destaque ao controverso filme “Stones – A História Secreta dos Rolling Stones” que narra a história de um dos fundadores da banda, Brian Jones, no sábado às 21 horas (entrada franca).

Também na cidade, a exposição Picasso - Paixão e Erotismo que exibe uma série inédita de gravuras produzidas, entre 1919 e 1972, por um dos maiores artistas de todos os tempos, de terça a domingo, das 10h às 21h no Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tr. 2, Lt. 22).

Aproveitem bem as opções da cidade e bom final de semana a todos!

quinta-feira, junho 01, 2006

CIDADE - Obras sem fim...

Por Dannyele Bernardes
Monumento tombado pelo patrimônio da humanidade, a Rodoviária do Plano Piloto, vem passando por reformas. Porém, a demora nas obras está causando frustração e indignação por parte da população que circula pelas vias de acesso.

As obras chamam atenção à distância, assim como o congestionamento que vem causando. No horário de Rush, certamente as Vias N1, e o Eixão estarão engarrafados, e se pode ver muitos motoristas constrangidos, como o de um carro que hoje estava sendo guinchado, passando pela única via de acesso do buraco do tatu, devagar e ao som de muitas buzinas.

“Temos que contar com o apoio da PM, Polícia Civil, Secretaria de Segurança, Novacap, que prestam serviços, mas tem limites”, afirmou Ademir Cardoso de Jesus, assessor do administrador da Rodoviária,em relação ao fato de não haver guardas de trânsito para facilitar o tráfego dos carros em horários críticos. “Temos mais de 20, 30 ofícios para que isso melhorasse, mas o parecer não foi feito ainda. Isso tudo dificulta o trânsito”, ainda se referindo a omissão das entidades superiores.

Se encontrar vaga já era difícil, agora está mais complicado, porque estão escassas, devido a impermeabilização do estacionamento em frente ao Conjunto Nacional. “A reforma é um benefício, mas a falta de estacionamento irá fazer com que os motoristas se desesperem, deixando o carro fora do local apropriado, assim gerando multa”, afirma Geraldo F. de Souza, comerciante que trabalha na Rodoviária.

“Os governantes vieram aqui, e fizeram as devidas investigações, uma delas foi por causa dos fios de alta tensão remendados da antiga ‘maquiagem’ que fizeram aqui na rodoviária. Ainda tem a manutenção dos itinerários dos ônibus, que também são caras. Foi liberada uma verba de 30 a 31 milhões, para toda a reforma ser feita. Enfim, serviços diversos para a reforma geral. Ela tem estrutura para 100 anos, e os engenheiros que aqui vieram, detectaram que havia necessidade de um reforço, desde de dezembro. Os atrasos estão acontecendo porque leva tempo para ser feira a reforma completa, por enquanto é só para a estrutura. A previsão de término, ainda não divulgaram, mas achamos que a coisa iria ser rápida, mas vai crescendo... Temos que começar por baixo” disse, o assessor do administrador, Ademir Cardoso de Jesus, justificando o porquê da verba e dos atrasos nas obras.

A maioria das pessoas entrevistadas, não se interessavam, ou simplesmente não tinham conhecimento sobre as obras que estão acontecendo. “Vai ficar do mesmo jeito, é só chover que voltam os problemas. Eu lembro da ‘maquiagem’ que foi feita na última reforma. O interesse deles é sempre o dinheiro”, conta indignado, o taxista Francisco Pereira.

A Governadora decretou uma limpeza geral na Rodoviária. Constatou isso em sua última visita no dia 03/05/2006, devido à sujeira que a obra está causando. “A Rodoviária é um local esquecido, só lembraram da limpeza geral, por causa dessas obras aí. E ainda sim, a limpeza deixa a desejar”, disse Jaqueline Gomes, vendedora.

“Quem faz o caos na rodoviária são estes ‘quiosques’, que temos por volta de 120, que são ilegais amparados por nós. Faz dois anos e seis meses que nos ajudamos, mas eles são vândalos. A rodoviária é lavada todo santo dia à noite. E os banheiros foram reformados, isso eles não falam...”, disse assessor, Ademir de Jesus, em resposta aos vendedores ambulantes que fazem reclamações a respeito da rodoviária.

Apesar dos banheiros reformados, uma das únicas providências até agora, o incômodo ainda fala mais alto, e os motoristas de Brasília ainda terão de ter paciência, pelo menos nos próximos seis meses.